08 Feb
08Feb

De todos os códigos de barras, o ISBN é uma das perguntas mais frequentes. 

Talvez uma das principais razões pelas quais eles estão procurando tantas informações sobre esse código em particular seja porque seus filhos receberam um livro na escola com um ISBN específico.


Por outro lado, as razões para querer saber o que é e como funciona podem não estar relacionadas a esse específico. De qualquer forma, neste post queremos responder a quaisquer perguntas que você possa ter.


O que é o ISBN?


ISBN é um código de barras usado para identificar um livro em um contexto de vendas. Em nenhum caso é indicativo de propriedade intelectual, é simplesmente mais um código de barras, mas para uso específico e deve seguir um processo de geração específico.

Um livro precisa de um ISBN para que possa ser vendido e comercializado, para que editores, livreiros ou lojas possam identificá-lo adequadamente para inventário ou transações comerciais.


Atualização do ISBN


Em 2007 houve uma mudança no sistema de codificação ISBN. Até então o ISBN era composto por dez dígitos, mas por diferentes razões o número de dígitos foi aumentado para 13, funcionando assim como o sistema de código EAN.


Elementos de um ISBN


Os elementos que compõem um número ISBN e, portanto, sua codificação seguem um padrão semelhante ao dos demais códigos de barras.

  • O prefixo: um elemento sempre limitado a três dígitos e que, atualmente, só pode ser 978 ou 979.
  • Grupo de registro: o elemento que identifica o país, região ou área linguística a que pertence. O comprimento deste elemento varia de um a cinco dígitos.
  • Elemento que identifica o proprietário do livro: neste caso a editora ou editora; e pode ter uma extensão de até sete dígitos.
  • Em seguida vem o número da publicação, que especifica a edição e o formato da obra. Este elemento pode ter até 6 dígitos.
  • E, por fim, o dígito de controle, o último dígito e o que serve de validação caso tenha que ser inserido manualmente.


Elementos de um ISBN Para que serve?


Assim, podemos estabelecer que o ISBN serve para identificar um produto, bem como o seu proprietário, a edição a que pertence e o formato da obra.
No entanto, esta utilidade é um meio para um fim, tendo um resultado real muito diferente. 

Graças à facilidade com que o ISBN identifica um livro, este código agiliza e agiliza a gestão do livro. Seja para sua compra-venda ou para doações para bibliotecas.


Que tipos de publicações usam um ISBN?


Qualquer tipo de publicação pode usar um número ISBN, mesmo que sua intenção não seja vender o livro. O código, como vimos, serve para identificar a obra, nada mais.


Tanto as revistas quanto os capítulos ou qualquer parte individualizada de uma publicação podem usar ISBNs. Até mesmo livros eletrônicos ou eBooks podem ser identificados dessa maneira. No entanto, você deve saber que usar um código ISBN custa dinheiro.


Quem solicita o ISBN


Regra geral, são os editores e editoras que solicitam e pagam o código ISBN correspondente ao livro. Mas se você é um escritor que pretende autopublicar o trabalho, não terá problemas para solicitar o número você mesmo.


Por ter que pagar, o custo é normalmente assumido pelas editoras, uma vez que são elas que comercializam o livro. Existem países e regiões onde o financiamento do governo fornece esse número gratuitamente. Mas na Espanha você tem que pagar um preço estabelecido pela agência ISBN.


ISBNs, leis e direitos de propriedade intelectual


A obtenção do código ISBN não significa que esteja legalmente protegido em situações de propriedade intelectual, pois são duas questões muito diferentes. O ISBN é necessário no exercício dos direitos de exploração da obra, mas em nenhum caso pode ser utilizado como prova de que o editor também detém os direitos de propriedade intelectual.


Quais são as vantagens de comprar livros didáticos pelo ISBN?


Comprar um livro através do ISBN tem duas vantagens claras: precisão na compra e comparação de preços.
A questão mais importante reside no fato de que há um grande número de livros didáticos com nomes semelhantes ou, em muitos casos, o mesmo livro tem edições diferentes e todos estão em circulação. Ter o ISBN do livro ajuda a ter informações precisas sobre o livro e a edição necessária.
E, por outro lado, existem comparadores de ISBN que permitem ao usuário comparar preços em diferentes lojas do mesmo livro graças ao seu ISBN.


livros ISBN. Perguntas frequentes


As dúvidas sobre o ISBN não param por aí, então agora vamos gastar um pouco de tempo respondendo as perguntas mais frequentes que usuários como você têm feito. Aqui estão perguntas que vão atender tanto os clientes da livraria quanto aqueles que precisam publicar um livro e ainda não sabem exatamente o que fazer.


O ISBN é obrigatório?


O ISBN não é obrigado a publicar um livro ou obter Depósito Legal, e não é exatamente necessário para poder vender o livro.
Mas você precisa estar ciente de que, sem o ISBN, a maioria das livrarias e lojas de departamentos recusará a oportunidade de vender seu livro, pois a ausência desse código de barras dificulta a identificação do produto e retarda o processo de atendimento.


Como comprar ISBN para um livro?


Neste momento, o pedido do ISBN deve ser feito à Agência Brasileira do ISBN. A gestão pode ser feita eletronicamente no site do ABISBN, devendo ser pago o preço estipulado pela Agência Brasileira do ISBN. Clique aqui.


Onde colocar o ISBN em um livro


Segundo a agência internacional ISBN, o código deve ser colocado na página de crédito, ou seja, na contracapa. Caso não haja espaço neste local, deve-se colocar o ISBN na parte inferior da página de rosto.


E, caso o ISBN não possua código de barras, ele deve estar no canto inferior direito da contracapa.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.