07 Feb
07Feb

O código EAN é um tipo de código de barras de origem europeia que surgiu em 1979 e atualmente é utilizado por mais de uma centena de países e cerca de um milhão de empresas.


Esse tipo de código é semelhante ao UPC americano, com a principal diferença de que o europeu usa 13 dígitos enquanto o UPC usa 12. Esse código, embora inicialmente usado apenas na Europa, hoje é usado em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e Canadá.
Além disso, uma última característica que o diferencia do código UPC é que o código EAN pode identificar o país que produz o produto que rotula.


Significado do código EAN


Atualmente, o código EAN refere-se ao Número Internacional de Artigo. Originalmente, essas letras significavam número de artigo europeu, mas desde que o uso do código se espalhou para fora da Europa, o nome do código foi alterado sem alterar as iniciais que o identificavam.


Além de se referir a esse código como EAN, ele também pode ser chamado de EAN 13, referindo-se ao fato de ser composto por 13 dígitos, ou GTIN (também com a variante GTIN 13), que significa Global Trade Identifier.


Para que serve?


O código EAN, como qualquer outro código de barras, é uma ferramenta muito útil para gerenciar com eficiência as bases de dados e as informações gerais das operações de compra-venda que são realizadas.


Em suma, o código é utilizado para poder armazenar informação e para que possa ser lido a alta velocidade, preferencialmente com um leitor a laser em vez de introduzir manualmente o código numérico.


Como funcionam os códigos EAN?


Os códigos EAN são compostos por barras de diferentes larguras, mas com as mesmas alturas, que representam visualmente os dígitos que o compõem. Esta série de números geralmente é escrita abaixo do código de barras, para que possa ser inserida manualmente em caso de erro.


Os scanners a laser digitalizam e lêem o código de barras para converter os códigos de barras nesse código de 13 dígitos. Dessa forma, lendo o código podemos ter muitas facilidades na hora de fazer o estoque ou, no caso de lojas que vendem os produtos, conseguir encontrar o nome e preço do produto e assim agilizar o processo de compra.


Quais informações o código EAN inclui?


O código EAN contém uma grande quantidade de informações que, quando utilizadas para venda no varejo em diferentes estabelecimentos, podem ser utilizadas para relacioná-la com outras informações externas.


Ou seja, o código EAN como tal identifica o país de origem, o fabricante e também contém o número de identificação ou distintivo do produto. Ele também inclui um número de verificação para garantir que é realmente o produto correto.


O código do país é composto por dois ou três dígitos (A); o código da empresa por quatro ou cinco (B), e o código do produto completa os primeiros doze dígitos (C). Finalmente, o dígito verificador está em último lugar (D).


Por outro lado, ao comprar o produto em questão, ao passar pelo checkout, o código de barras aparece automaticamente no balcão. Isso se deve a uma conexão indireta feita pela própria loja, de forma que associa o identificador do produto ao seu nome e preço para facilitar a criação da fatura e agilizar o processo de pagamento.


Tipos de EAN

Embora o código EAN seja normalmente composto por treze dígitos, na verdade existem dois tipos diferentes desse código. Um deles efetivamente se refere a esses 13 dígitos com o nome de EAN 13, enquanto o outro é EAN 8.

EAN13

Este tipo é o mais popular e reconhecível, graças ao fato de que qualquer leitor de código de barras pode lê-lo. Além disso, como possui um código de verificação, garante que se você tiver que digitá-lo manualmente, não haverá erro.No entanto, esse código é limitado no número de caracteres, portanto, embora seja muito eficiente para uso em supermercados, não consegue identificar itens mais complexos.


EAN8

Esta versão do código funciona exatamente da mesma forma, mas simplificada. É composto por oito dígitos que identificam o país e o produto, bem como o número de verificação. A precisão simples que resulta desta combinação é muito útil para produtos pequenos ou embalados individualmente, como pacotes de doces ou tabaco.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.