13 Feb
13Feb

Globalmente, todo produto possui um código único para identificação em relação à variação ou cor, como EAN, GTIN, etc. 

Esse código funciona como elemento de padronização internacional, mas existe diferença entre EAN e GTIN? Nós te explicamos neste post.

Resumindo, a diferença entre EAN e GTIN é nenhuma, ou para ser mais preciso, quase nenhuma.


EAN é o código de artigo internacional de 13 dígitos usado principalmente fora da América do Norte. Por outro lado, o GTIN é o Número Global de Item Comercial de 14 dígitos e é usado para identificar produtos em diferentes níveis de embalagem.

No entanto, os códigos de barras GTIN são apenas o nome dado aos códigos de barras UPC e EAN hoje. Em outras palavras, não há diferença entre EAN e GTIN, pois ambos são iguais.
A realidade é que renomear os códigos de barras de uma vida inteira para otimizar um negócio só confundiu os consumidores sem conseguir banir os nomes originais.

EAN (número de artigo europeu) e GTIN (número de item comercial global)

EAN significa European Article Number, ou número de artigo europeu. É uma tentativa de replicar na Europa o sistema implantado nos Estados Unidos chamado UPC (Universal Product Code), inventado por George Laurer em 1969 e com 12 dígitos, antecessor do código de barras EAN de 13 dígitos.

Em 2005, a organização EAN se fundiu com a UCC para formar a GS1, uma associação universal com sede na Bélgica, que por sua vez renomeou os códigos de barras para corresponder à sua nomenclatura, sem alterá-los substancialmente.

Os códigos de barras UPC (Universal Product Code) e EAN (European Article Number) são chamados de GTIN (Global Trade Item Number), de modo que um GTIN-13 nada mais é do que um EAN-13 e um GTIN-14 não é nada além de um EAN-14 (ou DUN-14).


Como verificar se não há diferença entre EAN e GTIN?

A melhor prova disso é ir para uma conta de vendedor da Amazon onde o cliente será solicitado a fornecer o código de barras UPC/EAN/ASIN, sem mencionar o sistema GTIN, que aparece na ajuda, confundindo ainda mais ao mencionar o certificado GS1.

Em Códigos de barras brasileiros 789, trabalhamos há anos publicando todo tipo de material que explica esse estado de coisas ao usuário, e continuamos a fazê-lo até hoje, pois muitas das ligações que recebemos nos perguntam se temos códigos GTIN ou GS1 ou UPC ou JAN .

É simples. Se você precisar enviar um produto para o mercado, precisará de um código de barras de produto universal, um EAN-13, embora alguns estejam interessados em renomeá-lo como GTIN-13.

Códigos de barras brasileiros 789

Não há diferença entre EAN e GTIN, é o popular código de barras encontrado em um pacote de açúcar de supermercado.

O interesse das multinacionais nem sempre coincide com o do pequeno empresário.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.