16 Feb
16Feb

Os códigos de barras são ferramentas essenciais para a distribuição eficiente de estoque e produtos. Esses códigos estão por toda parte, não há produto que não seja identificado por um código.


Essa onipresença torna importante e interessante saber como funcionam os códigos de barras. Seja você um usuário ou um fabricante, conhecer os códigos de barras melhorará sua experiência em ambas as extremidades da transação.


Embora, logicamente, seja muito mais útil para os fabricantes, pois o uso desses códigos é obrigatório em quase todas as circunstâncias.


O que é um código de barras?


Um código de barras é um grupo de linhas de diferentes espessuras e colocadas a diferentes distâncias umas das outras que, juntas, contêm uma quantidade específica de informações. Essas linhas nada mais são do que uma representação de caracteres, na maioria dos casos, números.


O código permite uma leitura rápida e precisa das informações nele contidas por leitores a laser. Esse recurso é extremamente útil na hora de realizar inventários e transações de qualquer natureza, pois torna todo o processo mais fácil e rápido.


Nomenclatura básica


Antes de começar a se aprofundar no assunto, será necessário estabelecer o significado de uma nomenclatura básica para saber o significado neste contexto de algumas palavras.

  • Módulo: unidade básica de um código. As barras e espaços são constituídos por um conjunto de módulos.
  • Barra: o elemento escuro do código, equivalente ao valor binário 1.
  • Espaço: o elemento de texto simples do código, com equivalência ao valor binário 0.
  • Código do país: prefixo que identifica o país.
  • Código da empresa: código atribuído às empresas registadas, composto por vários dígitos, entre 5 e 8.
  • Código do produto: números a serem atribuídos pelo proprietário para identificar o produto.
  • Dígito de verificação: dígito final do código, que funciona como um sistema de segurança para que não haja erros.


Codificação


A codificação dos códigos de barras é marcada pelo Regulamento GS1, que se baseia no princípio da não ambiguidade. Isso significa que cada variante de cada produto deve ter um código único.


O código é conhecido como código GTIN, e é uma numeração única, universal e inequívoca.
Simbologia


A simbologia do código de barras é a forma de representar graficamente o código GTIN. Essa representação pode ocorrer por meio de barras e espaços, ou por meio de códigos bidimensionais.


A única simbologia que os varejistas poderão ler é a Simbologia GTIN-13. Além disso, há também a simbologia GTIN-14, GS1-128 e GS1 Datamatrix.


Situação do produto


É essencial que o código de barras seja legível. Uma vez que este requisito seja atendido, eles podem colocar o código em qualquer lugar, desde que esteja impresso no recipiente, embalagem ou rótulo.


Para evitar que o código interfira no design da embalagem e na imagem da marca, ele geralmente é colocado em locais discretos na embalagem ou no rótulo, como os cantos traseiros ou as bases do produto.


O problema de produzir produtos pequenos e vendidos individualmente, como marcadores, gomas de mascar ou similares, é que não haverá como “esconder” para não estragar a apresentação.


Tipos de códigos de barras


Tipos de código de barras Existem dois tipos de códigos de barras que atendem a critérios diferentes. Por um lado, existem códigos de barras lineares ou dimensionais e, por outro, bidimensionais.


Dimensional


O primeiro tipo corresponde a códigos de barras lineares, entre os quais podem ser citados:

O Universal Product Code (UPC) é um tipo de código de barras, amplamente utilizado na América do Norte e em alguns países como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia para rastreamento de itens comerciais em armazéns [1].

UPC Barcode


O número de artigo europeu (ou simplesmente EAN) é uma família de códigos de barras sujeitos às especificações da GS1 (antes conhecida como EAN Internacional) à qual aderem uma centena de países. A família de códigos de barras EAN inclui EAN-13 e EAN-8 e algumas adições, como EAN-2 ou EAN-5 para papel impresso. O código armazenado em um código EAN é normalmente um GTIN.É usado na Europa e no Japão (onde, no entanto, é chamado de JAN, Japanese Article Number) para a marcação de produtos destinados à venda no varejo.

A codificação é compatível com o sistema UPC adotado nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Código de Barras EAN Brasil

Código 39 (ou Código 3 de 9) é um código de barras que permite representar 43 caracteres, ou seja, letras maiúsculas (26 letras de A a Z), caracteres numéricos (0 a 9) e alguns caracteres especiais (-, ., $, /, +,% e espaço) e um caractere especial ('*') usado como delimitador inicial e final. Cada caractere é composto por 9 elementos: 5 barras e 4 espaços. O nome se origina do fato de que cada caractere é composto por 9 barras verticais, das quais 3 são largas (símbolo binário 1) enquanto as 6 restantes são estreitas (símbolo binário 0).

Código de Barras Code 39

Código 128 é um código de barras que permite representar todos os 128 caracteres do código ASCII (7 bits). As especificações de referência são expressas pela ISO/IEC 15417: 2007.Inclui três tipos de codificações que podem coexistir simultaneamente em um único código de barras: Código 128A, Código 128B, Código 128C.Uma aplicação muito comum do código 128 na área de logística é o GS1-128.

Código 128 Brasil

Código 93 é um código de barras projetado em 1982 pela Intermec para fornecer maior densidade e segurança de dados aprimorada do que o Código 39. É uma simbologia alfanumérica de comprimento variável. O código 93 é usado principalmente pelo Canada Post para codificar informações de entrega suplementares. Cada símbolo inclui dois caracteres de controle.Cada caractere Code 93 tem nove módulos de largura e sempre tem três barras e três espaços, daí o nome. Cada barra e espaço têm de 1 a 4 módulos de largura.

Código de Barras Code 93 Brasil

Farmacode (ou código 32 ou código 32) é um código de barras atualmente usado pelo Ministério da Saúde italiano para identificar medicamentos.
É uma reformulação do Código 39.
Faz parte da família do código de barras e é composto por um caractere de início e fim (asterisco *), que é a delimitação do próprio código, e 9 caracteres de base 32 codificados de forma binária. Os 9 caracteres na base 32 correspondem a tantos caracteres na base 10, sendo o primeiro 0, seguido de 7 caracteres que identificam o produto e por último o último caractere que representa o código de controle (check-digit).

Código de Barras GS1 Brasil Farmacode


Bidimensional


A principal diferença entre esses códigos de barras e os anteriores é que a informação não se limita ao código do item, mas contém muito mais dados. Além disso, eles são muito difíceis de sabotar devido à segurança que essa complexidade permite que eles incorporem.


PDF417 é um formato de código de barras linear limpo; Ele é usado em uma variedade de campos, principalmente para transporte, cartões de identificação e gerenciamento de estoque. É o padrão ISO 15438 e foi inventado por Ynjiun P. Wang (que trabalhou para a Symbol Technologies) em 1991.

Código de Barras PDF417 GS1 Brasil

A sigla PDF significa Portable Data File, enquanto o código 417 indica que o esquema de código original consiste em quatro barras e um espaçamento de 17 unidades.

Data Matrix é um código de barras de matriz bidimensional, constituído por uma célula branca (ou módulo) não disposta dentro de um padrão retangular ou quadrático.

Código de Barras Datamatrix GS1 Brasil


Onde comprar códigos de barras?


A GS1 Brasil NÃO VENDE códigos de barras. Ele só suporta parceiros, que tem a grande desvantagem de ter que pagar a vida toda para conseguir os códigos. A alternativa, para obter os mesmos códigos oficiais GS1, é recorrer ao Códigos de barras brasileiros 789

Como você busca o melhor para o seu negócio, ter códigos de barras de qualidade é uma necessidade.


Códigos de barras brasileiros 789 enviará a eles código gerado digitalmente em diferentes formatos para que possam incluí-lo em projetos de produtos e, assim, manter uma boa imagem corporativa.


Vantagens do código de barras


As necessidades para as quais nasceram os códigos de barras foram atendidas agilizando a leitura nas caixas registradoras e eliminando erros de digitação. No entanto, os benefícios não param por aí.

  • Rapidez na marcação de preços.
  • Controle de estoque em tempo real.
  • Facilidade de cálculo de estatísticas e possibilidade de verificar sua posição no mercado ou modificar estratégias com maior rapidez e precisão.
  • Bilhete de compra preciso que permite ao consumidor reclamar em caso de avarias.
  • Automação do registro e rastreabilidade do produto.Baixas taxas de erro em todos os níveis.
  • Formulários

Portanto, os códigos de barras têm muito mais aplicações do que você imagina a priori. 

Obviamente, ele é usado em lojas de varejo para vender produtos com mais facilidade, mas existem muitos outros.

Os códigos de barras podem ser usados para controle e rastreamento do processo em tempo real (ou muito rápido), inventário, movimento, tempo e presença, qualidade, acesso e documentação.

Também pode ser usado para rastrear com precisão várias atividades e o transporte de mercadorias. Pode ser aplicado de forma mais geral em bibliotecas e na fase de cobrança.

O que significam as linhas de um código de barras?

Cada faixa do código tem um valor diferente, pois dependendo do número de barras e da sua largura, terá um significado diferente. Essas barras estão dispostas em dois grupos separados por barras chamadas 'guardas', e são as únicas que não têm significado.

Cada barra é composta por 8 'sub-barras' horizontais e cada uma será de uma cor diferente: preta ou branca. Dependendo das cores de cada sub-barra, a barra indica uma coisa ou outra, sempre usando uma linguagem binária, sendo preto 1 e branco 0.


COMPRE AQUI

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.