09 Mar
09Mar
Código de Barras GS1 Brasil

A implementação do código de barras é uma ferramenta fundamental no mundo dos negócios.


O sistema de código de barras comercial permite a identificação e rastreamento de produtos, simplifica os processos de gestão de estoque, controle de vendas e faturamento, além de permitir a obtenção de informações valiosas sobre a logística e distribuição de produtos.


Este relatório explicará detalhadamente os aspectos mais importantes em relação à implementação de um código de barras em um produto.

No Brasil, o código do país GS1 é 789 

Código de barras EAN-13 prefixo 789 do Brasil

O que é um código de barras?


Um código de barras é um gráfico, tradução em linguagem de barra (entendida por um computador), de uma série de números que identificam um produto de forma única.

Esses códigos de barras são impressos em etiquetas que acompanham o produto e são escaneados por dispositivos eletrônicos que permitem a identificação e inventário do produto.


Tipos de códigos de barras comerciais

Existem dois tipos de códigos de barras comerciais, o código EAN-13 e o UPC.


O código EAN-13 é usado na Europa e é reconhecido mundialmente. Este código é composto por 13 dígitos, sendo os três primeiros os que identificam o país e os nove seguintes os que identificam o produto.


Por sua vez, o código UPC é usado na América do Norte e também é reconhecido mundialmente. Este código é composto por 12 dígitos, sendo os seis primeiros os que identificam o fabricante e os seis seguintes os que identificam o produto.


Benefícios da implementação de um código de barras comercial:


A implementação de um código de barras comercial em um produto traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • Maior agilidade e eficiência nos processos de gestão de estoque, controle de vendas e faturamento.
  • Redução de erros na identificação e monitoramento de produtos.
  • Maior segurança na cadeia de distribuição, pois permite o rastreamento dos produtos desde sua origem até seu destino final.
  • Facilita a tomada de decisões estratégicas na logística e distribuição de produtos.


Etapas para colocar um código de barras comercial em um produto:


Obtenha a numeração oficial do código de barras comercial: Para isso é necessário dirigir-se à entidade encarregada de atribuir e registar os códigos de barras, GS1, ou, muito mais cómodo, dirigir-se a empresas como a EMPRESA, que fará a entrega do mesmo números oficiais, mas em condições mais vantajosas, sem rendas vitalícias ou burocracia estéril. 

Assim teremos um código de barras único para cada produto, o que garante a sua identificação única e universal.

  1. Crie as etiquetas com o código de barras: Uma vez obtido o código de barras, é necessário criar etiquetas que contenham o código. Essas etiquetas podem ser criadas em uma impressora de etiquetas especializada ou podem ser geradas por um fabricante de etiquetas.
  2. Aderir as etiquetas ao produto: As etiquetas de código de barras devem ser coladas ao produto de forma adequada e em local visível. É importante garantir que as etiquetas estejam bem presas para evitar que se soltem durante o transporte ou manuseio do produto.
  3. Configurar sistemas de gerenciamento: Para que o código de barras seja eficaz, é necessário configurar os sistemas de gerenciamento de estoque, controle de vendas e faturamento para reconhecer e usar o código de barras.


Passos para ler o código de barras comercial de um produto:


Para ler um código de barras, é necessário um leitor de código de barras.

Leitores de código de barras são dispositivos que usam uma luz para ler e decodificar as informações codificadas no código de barras.

Laser barcode reader

Laser barcode reader


Aqui estão alguns passos que você pode seguir para ler um código de barras:

  1. Ligue o leitor de código de barras e verifique se ele está configurado corretamente.
  2. Alinhe o leitor de código de barras com o código de barras. A maioria dos códigos de barras possui uma linha guia que o ajudará a alinhar o leitor com o código de barras.
  3. Pressione o botão de digitalização no leitor de código de barras. A maioria dos scanners de código de barras digitaliza automaticamente o código de barras quando a linha guia é detectada.
  4. Aguarde até que o leitor de código de barras decodifique as informações do código de barras. As informações serão exibidas na tela do leitor ou enviadas para o computador ou dispositivo conectado.


É importante garantir que o código de barras esteja limpo e legível para garantir a leitura correta. Além disso, alguns códigos de barras podem exigir configurações especiais para serem lidos corretamente, portanto, certifique-se de revisar o manual do usuário do leitor de código de barras antes de usá-lo.


Para que um código de barras seja lido corretamente, ele deve atender a determinadas especificações técnicas. Aqui estão alguns elementos-chave que devem estar presentes em um código de barras para que ele seja lido corretamente:


1. Largura de banda: Largura de banda refere-se à largura das barras e espaços no código de barras. Ele deve ser uniforme e dentro de um intervalo específico para que o leitor de código de barras possa lê-lo corretamente.
2. Altura do código de barras: O código de barras deve ter uma altura específica para que o leitor de código de barras o leia corretamente. Se estiver muito baixo ou muito alto, o leitor de código de barras pode ter dificuldade em lê-lo.
3. Espaço de silêncio: O espaço de silêncio é o espaço em branco que envolve o código de barras. Deve ter um comprimento mínimo para que o leitor de código de barras possa distinguir claramente o início e o fim do código de barras.
4. Orientação: O código de barras deve ser orientado corretamente em relação ao leitor de código de barras. Se estiver muito inclinado ou desalinhado, o leitor de código de barras pode ter dificuldade em lê-lo.
5. Qualidade de impressão: A qualidade de impressão do código de barras é importante. O código de barras deve ser claramente impresso e não deve ter manchas ou desbotamentos que possam dificultar a leitura.


Em suma, para que um código de barras seja lido corretamente, ele deve ter uma largura uniforme de barras e espaços, uma altura específica, um intervalo de silêncio adequado, ser orientado corretamente e ter boa qualidade de impressão.

Laser do código de barras


Embora a tecnologia de leitura de códigos de barras seja muito avançada, ainda podem ocorrer alguns erros durante a leitura de códigos de barras. Aqui estão alguns dos erros de leitura de código de barras mais comuns:


1. Códigos de barras danificados: Se o código de barras estiver danificado, arranhado ou manchado, o leitor pode não conseguir lê-lo corretamente.
2. Códigos de barras mal impressos: Se o código de barras não for impresso com qualidade suficiente, pode ser difícil para o leitor de código de barras ler.
3. Orientação incorreta: Se o código de barras não estiver orientado corretamente em relação ao leitor de código de barras, o leitor pode ter dificuldade em lê-lo.
4. Iluminação insuficiente: Se a iluminação na área onde o código de barras está localizado não for suficiente, o leitor de código de barras pode ter dificuldade em lê-lo.
5. Uso incorreto do leitor: Se o leitor de código de barras não for usado corretamente, como não alinhar o leitor com o código de barras ou não pressionar o botão de digitalização corretamente, pode levar a erros de leitura.
6. Problemas de configuração: Se o leitor de código de barras não estiver configurado corretamente para ler o tipo específico de código de barras, pode não conseguir lê-lo.

Error


É importante tomar medidas para evitar esses erros, como manter os códigos de barras limpos, garantir que sejam impressos, orientados e bem iluminados corretamente e usar o leitor de código de barras corretamente.

Compre códigos de barras oficiais brasileiros (Amazon) com prefixo 789 sem ter que pagar taxas vitalícias aqui:

https://www.codigos-de-barras-brasileiros.com/loja/ean-13-produtos

Compre códigos de barras aquí.


WhatsApp
Comentários
* O e-mail não será publicado no site.