09 Feb
09Feb

Um código de barras facilita o gerenciamento das informações do seu produto e acelera as transações comerciais. Portanto, é uma das ferramentas mais importantes em seu negócio. Independentemente do código que você deseja incluir em sua empresa, seja UPC, EAN ou similar, as etapas que você deve seguir serão semelhantes em ambos os casos.


Implementação do código de barras na empresa


A primeira coisa a fazer ao implementar um código de barras é obter o prefixo da sua empresa. Esse código deve fazer parte do código de barras por trás do código do país, para que sua empresa possa ser identificada como proprietária desse produto específico. Esse prefixo de empresa terá de 4 a 5 dígitos e será exclusivo.


Por outro lado, você deve criar um banco de dados com todos os seus produtos identificados com um código numérico. Por fim, o código deve ser preenchido com o dígito verificador, que é calculado por um algoritmo utilizando os doze já estabelecidos e colocado no final do código.


O código de barras deve atender a especificações específicas. Deve atender a uma série de requisitos de dimensões, localização e cor para que possa ser lido sem dificuldade.
Outra necessidade para poder implementar o código de barras na empresa é ter um software de computador que gere símbolos, além de um sistema de impressão de código de barras. A complexidade dessa necessidade faz com que muitas empresas recorram à contratação desses serviços. Além disso, para facilitar o uso de um sistema de código de barras, seria melhor ter um sistema sem fio para poder consultar automaticamente o banco de dados online.


Sistema RF


O sistema de radiofrequência é a base de uma boa implementação do código de barras, pois é necessário a leitura rápida dos símbolos do código, sem a necessidade de digitar manualmente os 13 dígitos do código.


A melhor maneira de incluir scanners a laser é por meio de uma rede de radiofrequência sem fio que envia automaticamente as informações. Isso é processado em tempo real e pode ser monitorado remotamente; e para o uso efetivo deste método, será necessário ter um sólido ponto de acesso sem fio, também chamado de WAP.


Mais 4 passos para implementar o código de barras


Ao longo do processo de implementação, você também precisará executar outras etapas para garantir que você obtenha um sistema de código de barras eficiente e de qualidade. São uma série de etapas destinadas a aperfeiçoar seu sistema que, se você seguiu as instruções até aqui, já é eficaz.


Identifique os pontos de leitura: Antes de tomar decisões estéticas sobre tamanho ou cor, é necessário analisar os potenciais pontos de leitura onde seu código precisará ser lido.

Dependendo se o seu produto será lido no ponto de venda, no armazém, em ambientes especiais (como hospitais, por exemplo), ou em qualquer combinação desses três pontos, certas decisões precisarão ser tomadas para o próximo ponto.

Decida: tipo, dimensões e cor dos símbolos. A estética do código de barras deve ser uma decisão consciente, pois fará parte da embalagem quer você goste ou não. O tipo de símbolo é o mais crucial quando se trata de saber onde lê-lo; no entanto, tanto as dimensões quanto a cor serão decisões criativas limitadas apenas pelos padrões de código de barras, que se limitam a garantir que possam ser lidos.

Selecione a localização do código: a localização do código no produto é uma questão prática que deve estar em local confortável para leitura e longe dos locais mais vulneráveis para evitar danos.

Desenvolva um plano de qualidade: parece um truísmo, mas um plano de qualidade é a cereja do bolo para que seu código de barras seja eficaz e, acima de tudo, dure no tempo. Os códigos precisam ser legíveis ao longo de vários anos, principalmente se o produto não for perecível, pois podem ser lidos a qualquer momento.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.