11 Feb
11Feb

O que é EAN-14 (DUN-14/GTIN-14)?


Um código EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) é necessariamente subordinado ao código EAN-13 ou a outros códigos de barras, uma vez que não é estritamente um código de barras. Para saber como obter um código EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) de um EAN-13, o melhor é saber exatamente quais são os elementos que compõem essa pergunta.


Portanto, antes de explicar como gerar o EAN-14 (DUN-14/GTIN-14), vamos nos debruçar sobre o que é um EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) e o que é um EAN-13. Se você já conhece esses conceitos, pode pular direto para a última pergunta do post.


O que significa EAN-14 (DUN-14/GTIN-14)?


Um EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) é um sistema numérico usado para distribuição de conteúdo. Na verdade, a própria sigla do nome, DUN, significa Distribution Unit Number, ou seja, 'número da unidade de distribuição'.


Embora o EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) não seja exatamente um código de barras no sentido de que não será utilizado no varejo, ele utiliza a simbologia de outros códigos de barras. Especificamente, você pode usar o ITF-14 e o EAN-14.


As empresas sempre utilizam o EAN-14 e, portanto, é o mais comum atualmente. Isso não significa que o ITF-14 não seja mais usado, simplesmente que será mais difícil encontrar o uso desse código.


O que é o EAN-13?


O EAN-13 é um código de barras que contém as informações essenciais do produto que ele rotula. O código é um dos mais populares e reconhecidos no mundo, embora seu uso seja mais importante na Europa.


EAN-13 é o equivalente europeu ao código de barras UPC-A norte-americano. De fato, o código europeu é usado tanto dentro quanto fora da Europa, um dos lugares onde não foi implementado foram os EUA e o Canadá.


De qualquer forma, embora ainda nos refiramos a esse código como EAN-13 (European Article Number), ele é tecnicamente chamado de International Article Number, em grande parte porque não é mais usado apenas na Europa.
Também é um código muito seguro graças ao seu dígito de controle, que garante a leitura correta do código, tanto por meio do leitor a laser quanto com o registro manual dos dígitos.


Que elementos o EAN-13 inclui?


O código EAN-13 inclui uma boa quantidade de informações em seus dígitos. Os primeiros dígitos identificam o país de origem graças aos prefixos fornecidos pela GS1.
Os seguintes dígitos identificam a empresa fabricante, cujo número é fornecido pela Associação GS1 Brasil.


Os últimos dígitos estão relacionados à identificação do produto específico que carrega esse código de barras, completando assim os doze dígitos que contêm as informações. Este número pode vir graças a um acordo industrial, ou por escolha do fabricante do produto.


Finalmente, o dígito de verificação permanece. Isto é conseguido graças a um algoritmo específico que utiliza os doze dígitos anteriores para obter um número específico que garante a validade do código, e assim o código EAN-13 pode ser inserido manualmente sem risco de erro.


Como gerar um EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) a partir de um EAN-13?


Para gerar o número do código EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) é necessário primeiro saber o número de unidades que estarão no recipiente a ser rotulado. O primeiro dígito representa a ordem do agrupamento de expedição.


Os próximos 12 dígitos representam o produto contido e geralmente é o número EAN-13 sem o dígito verificador. É por isso que o número EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) é gerado a partir do EAN-13, pois a melhor forma de fornecer toda a quantidade de informação necessária é repetindo a do produto.


Finalmente, você deve calcular o novo dígito de verificação. Uma vez gerado, calculando manualmente ou usando algumas das ferramentas disponíveis na Internet para calculá-lo automaticamente.


Como você pode ver, gerar o número EAN-14 (DUN-14/GTIN-14) a partir de um EAN-13 é um processo relativamente simples, pois pode ser feito manualmente sem muita dificuldade, bastando realizar cálculos para o dígito de controle.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.